quinta-feira, 6 de junho de 2013

Como fazer dos jogos educacionais digitais, uma ferramenta de apoio para aulas mais interessantes e divertidas, sem perder a qualidade do ensino?

Você já sabe que a criança aprende com mais facilidade e sente-se muito mais motivada quando encontra na sala de aula, desafios e a possibilidade de construir o conhecimento como propõem muitas atividades dentro e fora do espaço virtual. Para que os jogos e brincadeiras auxiliem de fato, é necessário que estejam de acordo com a maturidade cognitiva da criança. Por esta razão é importante que o professor tenha conhecimentos que o tornem capaz de realizar esta avaliação.

É inegável a importância do conhecimento do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs. “As TICs transformaram o mundo do trabalho, da produção científica, do lazer, da cultura, o mundo econômico e político e o ensino” (GRIM; CALOMENO,2009, p.1). Se você deseja de verdade estar inserido na sociedade ativamente, desenvolvendo-se e atuando profissionalmente de maneira eficiente, não deve se negar aprender utilizar recursos como o e-mail (hoje não se utiliza mais o correio); a pesquisa (sem a pesquisa não há crescimento intelectual); o uso dos recursos do Microsoft Office (exigido por empregadores de muitas empresas na atualidade).

Partindo do pressuposto que os jogos digitais educacionais, podem melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem e que para isso necessita antes de utilizado, ser avaliado para utilização com a faixa etária adequada e não fugir ao plano de ensino. "As representações visuais devem traduzir corretamente o conteúdo exposto e devem estar acessíveis ao desenvolvimento cognitivo do usuário." (GRIM; CALOMENO, 2009, p.2). Dois teóricos que podem auxiliar muito nesta análise são Charles S. Peirce e Josef Perner.

Entende-se por tecnologia a "aplicação de conhecimento sistematizado para solucionar um problema ou melhorar a vida do ser humano". Neste curso apenas analisamos Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que são: "[...] o conjunto de metodologias, técnicas e ferramentas capazes de mediar a interação humana com os seus semelhantes e/ou com objetos de apreensão, informação e conhecimento" (ROCHA; GIMENEZ; CORTELAZZO, 2005 apud GRIMM; CALOMENO, 2009).

Continuaremos este estudo na próxima aula. 


Abraços a todas! 
           


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